quarta, 04 junho 2014 10:23

Bibliotecas Públicas Municipais lançam projeto “Viver a Ler +” para idosos

“Viver a Ler +” é o novo projeto das Bibliotecas Públicas Municipais e do Município de Oliveira do Hospital que pretende envolver os idosos que são utentes nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) proporcionando-lhes o acesso mais facilitado ao livro e à leitura.

O projeto, que foi apresentado às IPSS no arranque da IX Feira do Livro de Oliveira do Hospital, constitui “mais uma atividade diversificada para esta faixa etária” como adiantou a vereadora da Cultura, Graça Silva, e parte da premissa que “a oferta da Biblioteca tem de sair das paredes do seu edifício e com este serviço procuramos is às instituições”.

Considerando a biblioteca pública uma “porta de acesso local ao conhecimento” que possibilita “condições para uma aprendizagem ao longo da vida”, com este novo projeto pretende-se oferecer serviços aos utilizadores idosos que estão impedidos de a visitar, assegurando dessa forma que está disponível para todos.

O projeto “Viver a Ler +” tem como objetivos: a promoção da leitura, sendo a biblioteca um agente de consolidação de hábitos de leitura ao longo da vida; garantir o acesso a todos alargando a oferta; trabalhar em parceria com outras entidades da comunidade; e promover as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital.

Como foi apresentado às instituições concelhias, a adesão a este serviço é gratuita quer para as instituições aderentes, que devem inscrever-se como utilizadores coletivos, quer para os utentes que também se devem inscrever como leitores, e colaboradores da IPSS.

Para implementar este novo projeto de colaboração, a biblioteca desloca-se mensalmente às instituições de idosos, deixando livros, revistas, jornais que podem ser requisitados por idosos e colaboradores da instituição.

Como adiantou a vereadora Graça Silva, “queremos que estejam mais próximos das nossas bibliotecas, da cultura, da leitura e do livro” e este projeto, além de constituir mais uma oferta da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira, irá “proporcionar mais um momento de interação entre os idosos e estes serviços, na sua instituição” onde, como adiantou a responsável “poderá haver mais surpresas”.

A poucos dias de completar três anos de funcionamento, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital lança este novo projeto que alarga também à Biblioteca de Lagares da Beira e que vem complementar o sucesso alcançado com outra iniciativa, implementada desde 2011. Trata-se do “Projeto Lar na Biblioteca” que, mensalmente, promove o contacto e a visita dos utentes dos lares concelhios a este equipamento municipal e foi desta interação, que como referiu Graça Silva, “saiu a constatação que também a Biblioteca tem de sair e ir ao encontro do espaço das IPSS”.